Os diferentes papéis do(a) professor(a) no CMSP
O(a) professor(a) é a figura central no CMSP. Há diferentes formas de participação, todas muito importantes.
Para começar, um grupo de professores que se interessaram por atuar no CMSP prepara os planos de aula, valida o roteiro e os materiais desenvolvidos pela equipe de produção e vai até o estúdio para ministrar a aula transmitida ao vivo. Esse é papel do(a) professor(a) ministrante, e toda a equipe envolvida nesse processo tem conhecimentos pedagógicos, para que o(a) professor(a) que atua no CMSP tenha todo o apoio de que precisa para desenvolver aulas centradas no protagonismo do estudante.
Há também o(a) professor(a) mediador(a). Usualmente ele desenvolve a aula em parceria com o(a) professor(a) ministrante e fica no estúdio durante a transmissão, também em frente às câmeras, recebendo as dúvidas, os comentários e os pedidos de entrada ao vivo por meio de vídeo. Esse papel é muito importante porque torna a aula mais dialógica e dinâmica.
A moderação dos estudantes também é realizada por professores. Conheça, nos itens a seguir, os diferentes tipos de moderador que existem no CMSP.
O(a) professor(a) moderador(a) pedagógico(a) é o(a) profissional que fica no chat, recebendo os estudantes que entram na aula e esclarecendo as dúvidas em tempo real. Mesmo quando a aula é uma reprise, os moderadores de chat, que assistiram a ela previamente, garantem a interatividade, tirando dúvidas dos estudantes durante toda a transmissão.
No chat, os diálogos podem fugir do foco das discussões. É o(a) professor(a) moderador(a) que realinha o debate, voltando ao conteúdo e/ou às atividades propostas.
Em nossos estúdios, tomamos todos os cuidados relacionados à contenção da Covid-19, tais como disponibilização de álcool gel e máscaras. Também foi reduzido o número de pessoas das equipes técnicas no local, para aumentar a segurança de todos os profissionais que estão atuando no CMSP.
O(a) professor(a) moderador(a) das interações fica exclusivamente voltado(a) a subsidiar os professores mediador(a) e ministrante. É ele(a) quem envia as principais informações para os professores durante a aula transmitida ao vivo. Seu trabalho é escolher as melhores perguntas e comentários e selecionar os alunos que entrarão ao vivo por meio de vídeo.
Além dos professores moderadores, que têm atuação pedagógica, o CMSP conta com profissionais da área de tecnologia da Seduc-SP, que trabalham esclarecendo dúvidas dessa natureza e ficam atentos às questões de comportamentos inadequados (como bullying).
O CMSP foi concebido para ser um recurso integrado à sala de aula e, nesse desenho, professores e estudantes são protagonistas. As escolas serão equipadas para permitir interações em tempo real, e o(a) professor(a) fisicamente presente na sala de aula é muito importante para que essa integração aconteça.
Para que possa desenvolver seu trabalho pedagógico, o(a) professor(a) terá acesso prévio a todo o material de planejamento e desenvolvimento da aula ou curso, por meio de um portal.
A jornada de aprendizagem nas aulas do CMSP
As aulas mediadas por tecnologia oferecem aos estudantes uma jornada de aprendizagem. No nosso caso, elas são planejadas para ter 30 minutos (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais) ou 45 minutos (Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e EJA).
Conheça a seguir cada etapa promovida pelo(a) professor(a) para conduzir o(a) estudante nessa jornada.
Acolhida direcionada a todas as turmas, capaz de criar um ambiente propício à convivência em grupo e ao trabalho pedagógico planejado para a aula. Pode ser, por exemplo, uma pergunta ou uma história. Nessa etapa, fica claro o componente curricular, a etapa de ensino, as habilidades do Currículo Paulista, o tema e a equipe da aula.
Exemplo: O(a) professor(a) abre uma aula sobre sustentabilidade contando o caso de um Grêmio Estudantil que organizou a coleta seletiva de resíduos em sua escola. Ele pode falar dos desafios enfrentados pelos estudantes, das estratégias usadas e dos resultados alcançados. Dessa forma, o professor(a) gera identificação com os estudantes que vão participar da aula.
Atividade que aguça a curiosidade do(a) estudante pela aula, mobiliza conhecimentos prévios e promove a reflexão inicial sobre os objetivos da aula. Pode ser, por exemplo, um vídeo, uma imagem fixa, um texto em prosa, um poema ou uma música, acompanhado de uma pergunta extraída do recurso escolhido ou de uma atividade rápida de desenho, mímica, colagem etc.
Saiba mais
Selecione conteúdo livre de direitos autorais. Acesse o Percurso Direitos Autorais, disponível no AVA Efape, para saber mais sobre o assunto.
Exemplo: Em uma aula sobre sustentabilidade, o(a) professor(a) faz um quiz perguntando quanto tempo diferentes itens (plástico, papelão etc.) demoram para se decompor na natureza, apresentando quatro opções de resposta para cada um. Dessa forma, o(a) professor(a) aciona os conhecimentos prévios e estimula a curiosidade dos estudantes.
Desenvolvimento do tema da aula por meio de atividades que coloquem o(a) estudante como protagonista no processo de construção do conhecimento e encorajem a participação dele(a).
Exemplo: Em uma aula sobre sustentabilidade, o(a) professor(a) convida os estudantes a se colocarem no lugar do Grêmio Estudantil que organizou a coleta seletiva de resíduos, dividindo a aula em etapas para o planejamento e para a implementação do projeto. Dessa forma, o(a) professor(a) possibilita que os estudantes pensem em como conduziriam a experiência em sua própria escola, conforme vão sendo introduzidos em conceitos e exemplos que podem ajudá-los no processo.
Proposta para que os alunos trabalhem e elaborem uma síntese dos conteúdos explorados.
Exemplo: O(a) professor(a) destina alguns minutos da aula para que os alunos organizem em até cinco tópicos os principais aprendizados da aula.
Retomada dos principais pontos abordados e avaliação da aula com base nas atividades desenvolvidas. Há possibilidade de indicação de livros, filmes, games etc., antes da despedida.
Exemplo: Em uma aula sobre sustentabilidade, o(a) professor pode passar a palavra para um(a) estudante, pedindo-lhe que compartilhe o plano que ele(a) criou para organizar a coleta seletiva de resíduos em sua escola.
Considerações sobre a preparação de aulas mediadas por tecnologia
Ao planejar uma aula, é muito importante considerar seu público-alvo, as interações que serão promovidas e os recursos que serão utilizados. No CMSP, os professores sempre planejam em dupla, para que o trabalho pedagógico se fortaleça ainda mais.
Em síntese, as etapas da preparação da aula mediada pela tecnologia são:
-
1
Plano de aula e material de apoio (vídeos, slides, animações etc.), quando necessário, são elaborados pelo(a) professor(a). Faça download do modelo de plano de aula utilizado no CMSP.
-
2
Plano de aula e material de apoio são validados pela equipe pedagógica composta por profissionais da Coped.
-
3
Plano de aula e material de apoio passam por análise relativa a questões de direitos autorais, realizada pela equipe de produção.
-
4
Plano de aula é roteirizado e nova versão do material de apoio é desenvolvida pela equipe de produção.
-
5
Roteiro da aula e nova versão do material de apoio são validados pelo professor(a), que responde a possíveis apontamentos das equipes pedagógica e de produção.
-
6
Aula é ministrada pelo(a) professor(a), com transmissão ao vivo, interação com alunos e apoio do(a) professor(a) mediador(a) e dos moderadores.
-
7
O processo é avaliado com base nas devolutivas dos estudantes e nas impressões do(a) professor(a) e da equipe pedagógica, com o objetivo de melhoria contínua.
Veja o depoimento do professor Mauro Marcel Santos de Brito sobre a experiência de participação no Centro de Mídias:
Se você está se perguntando como é a experiência de um estudante, assista também ao vídeo com o depoimento do Guilherme Felicioni, aluno do 3º ano do EM da Escola Conde do Parnaíba.