
Primeira Sessão do Fórum
Educação Infantil e Pandemia: Reflexões e Aprendizados sobre a Crise
A Primeira Sessão do Fórum terá como palestrantes convidados os professores Sara Barros Araújo e Paulo Fochi. Contará também com a participação de Paulo Cesar Matheus da Silva – Secretário de Educação de Guarulhos; Leandro Bassini - Secretário de Educação de Suzano; Joyce Recco Forni - Professora do Município de Guarulhos; e Dinalva Fagundes Amador - Professora do Município de Suzano.
A transmissão da Primeira Sessão do Fórum acontece dia 02 de setembro, das 18h30 às 20h30, ao vivo. Caso você perca o horário da sessão ou o dia, você ainda conseguirá assistir às palestras, acessando aqui e no nosso canal do Youtube.
Após ter assistido à sessão (ao vivo ou gravada), refletido e feito seus registros, preencha seu Relatório de Participação desta semana
Avalie esta Sessão do Fórum. Preencha o Formulário de Avaliação e colabore para melhorar a experiência em eventos futuros.
Certificação
Para ter direito ao Certificado de Participação, você deverá ter enviado seu relatório e avaliado esta sessão dentro de 5 dias a contar da data da sessão presencial. Seu Relatório será encaminhado a uma equipe de avaliadores formada pelos municípios participantes. Somente após a validação desta equipe, seu certificado ficará disponível para download a partir do mês de novembro
Sobre os palestrantes

Sara Barros Araújo
Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto). Doutora em Estudos da Criança, na especialidade de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho, licenciada e mestre em Psicologia Educacional pela mesma universidade. Dedica-se há 20 anos à formação inicial e continuada de educadoras/es de infância, coordenando, desde 2011, o Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-P.Porto. Investigadora integrada e membro da Direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Coordenadora para Portugal da European Early Childhood Education Research Association (EECERA) e Coordenadora do Special Interest Group “Birth to Three” da mesma associação

Paulo Fochi
Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) sob supervisão da professora Teresa Godall Castell, Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha) com supervisão do professor Alfredo Hoyuelos, Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos). Coordenador do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association – EECERA). Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.
Coordenação
Cesar Callegari
Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.