Segundo a BNCC, os alunos devem desenvolver, ao longo da Educação Básica, dez competências gerais voltadas para uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. É a partir dessas competências que os objetivos de aprendizagem de cada etapa são definidos. Considerando as etapas da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e as especificidades de cada uma, analise as informações a seguir e relacione-as à etapa correspondente.
A seguir, selecione as informações que descrevem cada código apresentado. É possível selecionar mais de uma alternativa.
1)Código - EI 02 ET 03
A seguir, selecione as informações que descrevem cada código apresentado. É possível selecionar mais de uma alternativa.
1)Código - EF 15 LP 03
Sobre as competências específicas do componente do Ensino Fundamental, complete as lacunas:
Considerando a Estrutura da BNCC, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
Para cada frase, clique na alternativa correta. Ao final, clique no botão "Conferir".
-
Na Educação Infantil devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.V F: Fique atento! A resposta correta é a seguinte:
Na primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. -
A Educação Infantil está organizada em cinco áreas do conhecimento.V FFique atento! A resposta correta é a seguinte:
A Educação Infantil é organizada em cinco campos de experiências. É o Ensino Fundamental que está organizado em cinco áreas do conhecimento.
Na escola em que você atua, os alunos desenvolvem essas competências? Selecione as respostas que refletem sua opinião.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Agora responda: