Trata-se de ferramenta de apoio ao ensino ministrado nas salas de aula e demais ambientes de aprendizagem, com intuito de valorizar e promover a autonomia dos professores e profissionais da Educação e a interatividade entre os alunos, dos alunos com os professores e das famílias com a escola.
Para tanto, o CMSP faz a transmissão ao vivo de atividades educacionais e disponibiliza sua gravação, tanto por aplicativo quanto pela televisão, para alunos e seus familiares, professores, gestores e outros profissionais da Educação. A interatividade é possibilitada pelo aplicativo (que pode ser acessado sem que o usuário gaste seu pacote de dados de internet), que disponibiliza chat e participação por meio de vídeo, durante as aulas transmitidas ao vivo.
O primeiro centro de mídias educacional do país foi lançado em 2007 no Amazonas, visando ampliar a oferta e a diversidade de atendimento aos estudantes daquele Estado. Em 2018, entrou no ar o Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME), uma iniciativa do MEC para fortalecer a implementação do Novo Ensino Médio.
Em São Paulo, o Centro de Mídias tem como objetivo atender à consolidação de nosso plano estratégico, por isso ele possui um comitê gestor ligado à Coordenadoria Pedagógica (Coped) e à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).
Como o CMSP se relaciona com outros projetos da Seduc-SP
O CMSP começou a ser desenhado em 2019 como um pilar para todas as ações da Seduc-SP, entre elas o programa de recuperação, o novo Currículo Paulista, a implementação do Inova Educação, a formação continuada dos profissionais da Educação e a expansão do Programa Ensino Integral.
No primeiro semestre de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus e da necessidade da suspensão de aulas presenciais nas instituições de ensino, o CMSP tornou-se também uma maneira de as escolas darem continuidade ao seu trabalho pedagógico, por meio da oferta de aulas para todos os anos e séries. Esse conteúdo-base, alinhado às habilidades do Currículo Paulista, caracteriza-se como o ponto de partida para as escolas desenvolverem suas atividades didáticas.
Nesse contexto, o CMSP também é a forma de as escolas retomarem as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivas (ATPCs) e a formação continuada, com transmissão direta dos estúdios instalados na Efape e interação em tempo real.
Para conhecer mais sobre o CMSP e como é a rotina dos professores que atuam no projeto, assista ao vídeo com a Gestora do CMSP, Julci Rocha.
Como são as aulas
Agora que você já sabe o que é o CMSP, que tal assistir a duas aulas e ver, na prática, como elas funcionam? Veja, a seguir, um trecho de aula de Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
Veja, a seguir, um trecho de aula:
Atualmente, as aulas são ofertadas da seguinte maneira:
-
Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais: aplicativo CMSP EI + AI e TV Univesp.
-
Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA): aplicativo CMSP e TV Educação.
Para instalar os aplicativos, siga este passo a passo:
-
1
Baixe o aplicativo correspondente no seu celular. Você encontra os links para App Store e Google Play no portal do CMSP.
-
2
Faça log in com seu usuário e senha da Secretaria Escolar Digital (SED).
Conteúdo dentro de um box de destaqueImportante!
Se você nunca acessou a SED, precisa fazer isso pelo menos uma vez antes de usar o aplicativo. Entre no site https://sed.educacao.sp.gov.br/, clique no item “Obtenha seu primeiro acesso” e siga as instruções. Se ainda assim você não conseguir, leia as “Perguntas e Respostas” do nosso site https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/.
-
3
O log in é composto por rg + número do RG + UF do RG em letras minúsculas, por exemplo rg883995117sp. Após a autenticação, será solicitada a criação de um nickname, que é a identificação do usuário no aplicativo. Depois de criá-lo, não será possível modificá-lo. Sugerimos utilizar seu nome.
-
4
Pronto! O aplicativo foi instalado e você já está autenticado.
Para assistir aos canais de TV, acesse nosso site e consulte a lista de canais disponibilizada junto da grade horária para saber qual é o número da TV Univesp (para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e o da TV Educação (para Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e EJA) em sua cidade.
Para acompanhar a programação, acesse o site e as redes sociais @centrodemidiasp.
Caso tenha alguma dúvida sobre o funcionamento dos aplicativos, assista ao tutorial abaixo.